Qual é a Diferença entre Correia Dentada e Correia Serpentina?

As correias dentadas e correias serpentina são duas peças importantes do motor de um veículo. Apesar de terem funções diferentes, ambas são essenciais para o bom funcionamento do motor. Neste artigo, vamos explicar qual é a diferença entre correia dentada e correia serpentina.

Correia Dentada

A correia dentada é responsável por sincronizar o movimento dos pistões e das válvulas do motor. Ela possui dentes que se encaixam em uma roda dentada, chamada de polia, localizada na extremidade do virabrequim. A partir daí, a correia dentada passa pelas polias do comando de válvulas e dos balanceiros, fazendo com que as válvulas abram e fechem no momento certo. Isso garante que o motor funcione corretamente e evita que as válvulas se choquem com os pistões, o que poderia causar danos sérios ao motor.

A correia dentada é geralmente feita de borracha reforçada com fibra de vidro ou kevlar. Ela é exposta a altas temperaturas e tensão, por isso precisa ser trocada regularmente para evitar que se desgaste e se rompa. O tempo recomendado para troca da correia dentada varia de acordo com o modelo do carro, mas geralmente fica entre 50.000 km a 100.000 km rodados.

Correia Serpentina

A correia serpentina, por sua vez, é responsável por acionar os sistemas secundários do veículo, como o alternador, a bomba de água, o compressor do ar condicionado, entre outros. Ela é chamada de serpentina devido ao seu formato, que serpenteia pelos sistemas que ela aciona. A correia serpentina é geralmente feita de borracha reforçada com fibra de aramida ou poliéster.

A correia serpentina é menos crítica para o funcionamento do motor do que a correia dentada, mas sua falha pode levar à perda de algumas funcionalidades importantes do veículo. Por isso, é importante trocá-la regularmente. O tempo recomendado para troca da correia serpentina também varia de acordo com o modelo do carro, mas geralmente fica entre 60.000 km a 100.000 km rodados.

Conclusão

Em resumo, a correia dentada é responsável por sincronizar o movimento dos pistões e das válvulas do motor, enquanto a correia serpentina é responsável por acionar os sistemas secundários do veículo. Ambas são essenciais para o bom funcionamento do veículo e precisam ser trocadas regularmente para evitar danos e garantir a segurança do motorista. É importante ficar atento ao manual do proprietário do carro para saber o momento certo de trocar cada uma dessas correias e seguir as recomendações do fabricante para manter seu veículo funcionando de forma segura e eficiente.

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